Apesar de ser feriado nacional, a feira de Vila do Conde está a funcionar como é habitual às sextas-feiras e praticamente com o mesmo número de vendedores.

Também muitas lojas comerciais estão de portas abertas já que em grande parte do concelho, assim como no vizinho da Póvoa de Varzim, existe o costume de se trabalhar na Sexta-feira Santa para se poder fazer, na 2.ª feira, os tradicionais piqueniques. Estes tiveram origem, em meados do século passado, com a chamada “Festa da Hera” que ocorreu na freguesia poveira de Argivai (com disputa de duas bandas musicais (Malhados e Passarinhos), o grande acontecimento da época) que atraiu pessoas de todo o lado (inclusive da vizinha Vila do Conde e particularmente dos lugares  de Caxinas e Poça da Barca) desejosas por aliviar os comportamentos mais conservadores da Quaresma.

A área estava recheada de arvoredo e os participantes aproveitavam para levar a merenda e passar um dia divertido em contato com a natureza.  O epicentro desse encontro era no lugar do Anjo e é por isso que ainda hoje muita gente designa esse dia de lazer como a “2.ªfeira do Anjo”.

A História local é presença habitual na edição em papel do seu jornal Terras do Ave.

Foto de arquivo

 

Array