As festividades em honra de Nosso Senhor dos Navegantes que este domingo atingem um dos pontos altos em Caxinas, Vila do Conde, receberam a bênção do Papa Francisco.
No passado mês de maio, o padre Daniel Sousa Neves, das Caxinas, e o presidente da Câmara de Vila do Conde, Vítor Costa, escreveram uma carta ao chefe da Igreja Católica solicitando a bênção apostólica para os fiéis e as embarcações que colaboram com a organização das festas.
O Secretário de Estado do Vaticano, o Cardeal Pietro Parolin, respondeu nestes termos:
“Acolhendo com benevolência o pedido feito, o Papa Francisco saúda cordialmente os organizadores, animadores e participantes nas mencionadas festividades, ao dirigir particularmente o seu pensamento a todos quanto labutam no alto mar, com as respetivas famílias, animando-os a conservarem um fé viva que lhes permita continuar a ter as mãos nas redes e o coração em Deus.
Como , no mar da Galileia, as barcas dos Apóstolos foram um lugar privilégio para o encontro com Cristo, assim nas diversas embarcações de Caxinas cada pescador possa reconhecer e confessar Jesus como Salvador da humanidade e Senhor do Universo.
Com estes votos, ao implorar a abundância dos dons do Alto sobre a atividade piscatória dessa terra e sobre os membros da Comunidade Paroquial Nosso Senhor dos Navegantes, o Santo Padre de coração a todos concede a Bênção Apostólica”.
Este domingo, às 16h00 sai a “majestosa procissão” com 16 andores levados aos ombros por homens do mar.
Associam-se ao cortejo religioso a fanfarra da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila do Conde e a Banda Musical São Vicente de Alfena (Valongo) que às 19h00, dará um concerto no adro da Igreja.
À noite, às 22h00, o palco das festividades fica entregue ao grupo “Sons do Minho”.

