Neste domingo entrámos na Semana Santa com a bênção dos ramos. Em Vila do Conde, a Concentração e Bênção de Ramos acontecerá no escadório da Igreja da Misericórdia, às 11h00. Após a celebração da liturgia própria para este momento, os fieis hão-de seguir em procissão até à Igreja Matriz, celebrando-se a Eucaristia pelas 11h30.

Na edição que se encontra nas bancas, consta uma entrevista com o prior Paulo César Dias que explica o significado do Domingo de Ramos.

 

Há neste período e, especialmente, na Semana Santa que começará no Domingo (dia 24) vários símbolos e rituais que importa aprofundar. Por exemplo, qual o significado dos Ramos a benzer no domingo?

Prior Paulo César Dias – A celebração dos ramos, vulgarmente chamado o Domingo de Ramos, comemora, de modo triunfal, a entrada de Jesus em Jerusalém com o objetivo, para muitos incompreensível, da sua paixão. Daí ser também chamado de Domingo da Paixão, até porque o Evangelho desse dia é, precisamente, a narração da Paixão. Pela dimensão florida dos ramos, também se chamou ao último domingo da Quaresma de Páscoa Florida. Conhecemos ainda outras designações, que se alicerçam nos acontecimentos inerentes ao domingo de ramos, mas, respondendo à sua pergunta, os ramos que ainda hoje usamos, e aos quais faz referência o evangelista São João, remetem-nos para a Festa dos Tabernáculos, cuja explicação se encontra no livro do Levítico, em que os Judeus recordavam, e recordam, os quarenta anos da travessia do deserto e a entrada vitoriosa na terra prometida. Os ramos significam isso mesmo, a vitória, o regozijo, a felicidade. É por isso que palma se encontra na mão dos mártires, que passaram pelo deserto da perseguição, da fome e da nudez, mas as suas vidas, apesar da morte, saíram vitoriosas. Como refere o livro do Apocalipse, são esses que se encontram na presença do Cordeiro, envergando a túnica branca e com palmas nas mãos.

Array