Uma das quatro meninas que compõem o cartaz editado pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira de promoção à “Festa das Fogaceiras 2025” é filha de uma vilacondense.
Mafalda Bento (a terceira na imagem, da esquerda para a direita) tem 10 anos de idade é filha de Marlene Dias, natural de Vila do Conde, e na imagem, explica o município em informação enviado ao jornal Terras do Ave, enverga “o traje de fogaceira (…) ajustado ao típico frio de janeiro, incluindo o casaco de lã tricotado por voluntárias do projeto comunitário Ponto Fogaça, bem como a fogaça à cabeça, enfeitada com bandeiras coloridas de papel de prata, transportada no tabuleiro de madeira, como manda a tradição na festividade feirense”.
Pela primeira vez, a edilidade feirense envolveu, na mesma imagem, rostos da diáspora porque também além-mar se recria a “emblemática festividade religiosa” portuguesa.
E tal como Mafalda, a forma de apresentação de cada menina tem uma história associada.
Camila Boaventura (com 9 anos, a 1.ª a contar da esquerda), que reside no Brasil, tem um vestido branco “e transporta a miniatura em prata do Castelo da Feira que, em 1959, rumou ao Brasil com um punhado de terra da Praça de Armas do ex-líbris feirense no seu interior”, um objeto que, anualmente, é utilizado na festa recriada, desde 1954, pela Casa da Vila da Feira e Terra de Santa Maria, no Rio de Janeiro.
Nina Maia (10 anos, a segunda a parir da esquerda ), da África do Sul, lava a “fogaça ao ombro com a bandeira de Portugal, tradicionalmente transportada pelas crianças no cortejo da Festa das Fogaceiras, recriada desde 1986 pela Associação da Comunidade Portuguesa de Pretória”.
E Camila Pinho (9 anos, a primeira a contar da direita), da Venezuela, tem o “tabuleiro enfeitado com as cores da bandeira de Portugal, transportado por meninas na festividade da Venezuela, recriada desde o ano 2000 pela Associação Civil Amigos de Terras de Santa Maria da Feira, em Caracas”.
Cada uma das imagens foi capturada por fotógrafos dos respetivos países e depois trabalhada conjuntamente.
A Festa das Fogaceiras de 2025 será celebrada a 20 de janeiro, sendo feriado municipal em Santa Maria da Feira.


