Com uma oficina do espanhol (catalão) Tortell Poltrona começa esta 4.ª feira em Vila do Conde a 11.ª edição do Encontro Internacional de Palhaços que reunirá artistas da Bélgica, Chile, Brasil, Espanha, Áustria, Argentina e, claro, de Portugal.
Este ano será realçado o trabalho desenvolvido pela “Palhaços sem Fronteiras”, uma Organização Não Governamental (ONG) fundada, em 1993, por Tortell Poltrona, um nome respeitado da arte circense e vencedor de vários prémios internacionais, que dará um espetáculo (“Post Classic”) no Jardim da Alameda, no dia 12, às 15h30 (gratuito).
Em Portugal, o ramo da ONG tem o nome de “Palhaços da Orla” e será para essa instituição que reverterá a receita da “Gala Solidária”, um dos pontos altos do certame, no mesmo dia 12 de outubro (21h30) no Teatro Municipal, com a atuação de todos os grupos presentes no Encontro. Os ingressos custam 10 euros, mas são a seis para estudantes e menores de 12 anos, reformados, desempregados e profissionais da arte.
“Os ‘Palhaços Sem Fronteiras’ levam alegria e esperança a zonas de conflito armado (guerra da Ucrânia, Palestina, entre outras), catástrofes naturais (terramoto em Marrocos,…) e outras fronteiras geográficas e culturais com problemas humanitários”, explica a organizadora, a vilacondense “Companhia Nuvem Voadora”.
Os espetáculos arrancam no dia 11 no Mercado Municipal, às 11h00, com “Guarda-Nuvem”, pela Seistopeia (dupla de Santa Maria da Feira que repetirá a intervenção às 17h30, mas na Rua da Praia, nas Caxinas), e, ao início da tarde, os chilenos Peep’s Show propõem “Tatitas- Nunca é tarde”, no Teatro Municipal (14h30, cinco euros para o público em geral, três para as escolas), o mesmo local onde haverá mais dois espetáculos: “Anna de Lirium -Alive! In Concert”, pela austríaca Tanja Simma (21h30, cinco euros) e uma divertida “Jam Clown Session”, às 23h30.
A Nuvem Voadora organiza duas oficinas de circo para as famílias (gratuitas, às 10h00 e às 16h00 de sábado e, no domingo, nos mesmos horários), no Jardim da Alameda, ficando o resto do dia 12 para a já referida intervenção de Tortell Poltrona e a gala à noite.
No domingo, às 15h30, no Jardim da Alameda, será possível ainda ver “Ridi Pagliaccio”, produzido pela companhia espanhola ASACO que com esse trabalho ganhou dois prémios do seu país.
O Encontro Internacional de Palhaços está destacado na edição em papel do seu jornal Terras do Ave que encontra nas bancas (veja o que traz aqui)

