Decorreu no salão nobre da Junta de Freguesia de Vila do Conde, entre 10 e 17 de agosto, o “21.º Encontro de Autodidatas”, atividade que teve o seu início em 2003, promovida pelo então Presidente da Junta de Freguesia de Vila do Conde, José Maria Postiga. E desde então, ano após ano, a Junta de Freguesia repete a louvável iniciativa, dá visibilidade aos artistas anónimos, às pessoas que tem capacidade, força de vontade e persistência para aprender por eles próprios, sem mestre, sem professor ou mentor. Pintura, escultura poesia e artesanato estiveram patentes ao público para ser apreciadas no seu colorido, imaginação, criatividade e originalidade, promovendo dessa forma o talento e o trabalho artístico em Vila do Conde.

Alguns dos artistas que participaram com a suas obras nos “Encontros de Autodidatas”, durante anos consecutivos, já não estão entre nós fisicamente, como a título de exemplo se relembra, António Maia “Guidões” e João José, mas está a obra que legaram para a posteridade e, essa, na sua essência é eterna.

Em homenagem aos autodidatase para recordação, junta-se fotos do “Encontro de Autodidatas” de 2005 e de 2006.

Publicado no jornal (edição em papel) a 4 de setembro. Outras opiniões: Elizabeth Real de Oliveira, João Paulo Meneses, Abel Maia,Gualter Sarmento e Fátima Augusto.

 

Array