O vilacondense Miguel Paiva (na imagem em destaque à direita e nas fotografias em baixo) é um dos convidados do 47.º Congresso Mundial dos Hospitais que termina amanhã, sexta-feira, no Rio de Janeiro, no Brasil, e reúne líderes e executivos de 65 países.
A organização é da “International Hospital Federation” (IHF), a entidade que reúne mundialmente as instituições nacionais do ramo hospitalar.
O economista de Vila do Conde, que preside à Unidade Local de Saúde de Entre Douro e Vouga, interveio ontem na sessão sobre “Financiamento da Saúde”, um capítulo do evento que procurou abordar as “fontes de financiamento, mecanismos de distribuição de recursos, modelos de financiamento, desafios, inovações e perspetivas futuras”.
Recorde-se que já no passado mês de maio, Miguel Paiva tinha sido solicitado para intervir no Congresso Internacional de Serviços de Saúde (CISS), em S. Paulo, também no Brasil, integrado na maior feira de produtos médicos da América Latina.
Entretanto, um dos principais prémios do Congresso, a medalha de Ouro para a excelência hospitalar foi atribuída à Unidade Local de Saúde de Santo António, no Porto, reconhecendo um projeto tecnológico que une pacientes, profissionais, procedimentos e academia.
O “iBird”, assim se chama o projeto, conseguiu subir em 20 por cento a satisfação dos pacientes, reduzir em 40 por cento o uso de papel , aumentar a eficiência de produtos cirúrgicos, decrescer em 25 por cento as complicações pós-operatórias, entre outras conquistas.
Ora o gestor desse projeto é Gil Macedo, outro profissional de Vila do Conde, o que permitiu o encontro de ambos os conterrâneos no Congresso Mundial (na imagem à esquerda) tendo Miguel Paiva aproveitado para, publicamente, dar os parabéns à entidade vencedora do prémio e particularmente ao outro vilacondense presente.


