– A primeira volta das eleições francesas criou um sobressalto que fez com que na segunda volta o resultado final fosse adverso à extrema direita. Uma grande maioria de franceses percebeu que não podia ficar em casa e, sobretudo, que o perigo espreitava. O sobressalto dos eleitores e um acordo com desistências estratégicas, entre a aliança de esquerda Nova Frente Popular e os democratas liberais centristas, do presidente Emmanuel Macron, relegaram para a terceira posição o Rassemblement National, o xenófobo partido de extrema-direita, liderado por Marine Le Pen e Jordan Bardella.Um alívio, como fora, para mim, o mau resultado do Chega nas eleições europeias.O sobressalto que deixe de ser apenas alívio e passe à categoria de aviso aos eleitores.

– A Assembleia Municipal de Vila do Conde tem novo presidente. Não eleito nas listas socialistas e adversário (quase) eterno do PS. Eu votei para esta maioria do PS na Assembleia, e de algum modo deixei de estar representado. O meu voto foi na lista encabeçada por Ana Luísa Beirão. Escolhas são escolhas. Um alívio por se livrarem do sobressalto do desabafo murmurado da anterior presidente? Uma nova cooptação para o projeto do PS? Um alívio ou uma dor de cabeça nas próximas eleições? O sobressalto que deixe de ser alívio e passe à categoria de aviso aos eleitores.

– Depois de alguns avisos por causa dos sobressaltos dos peões nos passeios do jardim da avenida Júlio Graça, chegaram pequenos consertos. Aqui fica a nota positiva. Um alívio, que ainda tem de continuar.  O telhado do Centro de Memória foi limpo das ervas, mas faltam os topos do Aqueduto. Um aviso que se mantém, antes de sobressaltos.

Publicado no jornal a 24 de julho. Outras opiniões: Gualter Sarmento, Adelina Piloto, João Paulo Meneses e Carlos Real. 

Array