O núcleo local do Bloco de Esquerda emitiu uma “nota de repúdio” (que enviou ao jornal Terras do Ave) contra a realização, no próximo domingo, de uma garraiada em Rio Mau, Vila do Conde, e na qual revela que contactou a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia, para que “no cumprimento da lei, impeçam em tempo útil a realização deste evento anacrónico”.
E exorta as duas autarquias a que “publicamente se distanciem de atos que perpetuem a violência contra os animais — seres cientes e sensíveis, que devem ser protegidos por meios legais, mas também e sobretudo pela nossa sensibilidade”.
Os bloquistas argumentam que a legislação em vigor (Artigo 1º da Lei nº92/95 de 12 de Setembro de 1995) refere que “são proibidas todas as violências injustificadas contra animais, considerando-se como tais os actos consistentes em, sem necessidade, se infligir a morte, o sofrimento cruel e prolongado ou graves lesões a um animal”.
E noutra alínea do mesmo artigo, definem-se como “proibidos os actos consistentes em”: (entre outros) “utilizar animais para fins didácticos, de treino, filmagens, exibições, publicidade ou actividades semelhantes, na medida em que daí resultem para eles dor ou sofrimentos consideráveis, salvo experiência científica de comprovada necessidade”.
Ora para o Bloco a garraiada é de “uma barbaridade que não se coaduna com os tempos que correm” e que tem uma “crueldade subjacente”.
Critica, por isso, a organizadora – a Comissão de Festas de São Cristóvão – e as “instituições que publicamente apoiam” a iniciativa.
A garraiada em causa chegou a estar agendada para o passado dia 5 de maio, mas as más condições atmosféricas de então adiaram o evento para o próximo dia 16 .
Segundo se percebe no cartaz, tal vai ocorrer num local privado e terá entradas a cinco euros.
Ao longo do ano, a Comissão de Festas organiza vários eventos de angariação de fundos para os festejos em honra de São Cristóvão .
Foto: Garraiadas do Norte
Até ao momento ainda não foi possível obter reações à nota do BE, logo esta é uma notícia em atualização.
Array

