Reza a história do clube que a primeira vez que uma equipa do Rio Ave entrou em campo foi a 30 de abril de 1939 em Beiriz, na Póvoa de Varzim, frente à formação local. Mas também acrescenta a mesma fonte que só a 10 de maio do mesmo ano é que o clube de Vila do Conde foi oficializado (por exemplo, com a instituição do nome da coletividade) por sete entusiastas, a saber: José Maria Amaro, João Saraiva Dias, Ernesto Espírito Santos Braga, Henrique Moreira, Albino da Cunha Moreira, Manuel Adriano de Freitas e João Pereira dos Santos Resende.
É, pois, a data dessa reunião do septeto donde saíram decisões fundamentais, que o clube tem adotado para festejar a sua criação.
E este ano, a 10 de maio (de 6.ªfeira a oito dias), o programa prevê o hastear na sede do clube (10h00) as romagens “de saudade” aos cemitérios do Monte do Mosteiro (11h00) e Caxinas (11h30) e às 19h00 a Eucaristia Solene “pelos associados falecidos”, na Igreja Matriz.
As comemorações gizadas pela direção do clube arrancam, porém, já amanhã, dia 1, com um jogo de futebol de veteranos Rio Ave x FC do Porto (18h00) e a abertura, na sede, da exposição alusiva à passagem dos 40 anos da presença do Rio Ave na final da Taça de Portugal.
Na inauguração, pela manhã, “estarão presentes e serão homenageados os ex-atletas que compuseram essa equipa de 1984, bem como o saudoso treinador, à data, Félix Mourinho, que será representado pelo filho José Mourinho”, explica o Rio Ave chamando a atenção que dado o espaço exíguo esse momento será só para convidados, diretores, treinadores e jogadores. Os sócios poderão visitar a mostra a partir das 15 horas.
Na imagem em destaque estão José Mourinho e o pai, Félix Mourinho.
Na sexta-feira, em Retorta, ocorrerá o “Jantar de ex-atletas e dirigentes” e no dia seguinte, de manhã, a academia recebe uma atividade da escola “Os tubas”.
Domingo terá a “Caminhada Verde e Branca” (começa às 9h30 na Praça da República onde também vai terminar) e a entrega dos emblemas de ouro e prata aos sócios (na sede, às 17h30).
A “Gala Verde e Branca” está aprazada para o dia 8, uma quarta-feira, às 21h30, no Teatro Municipal.
Array


