A equipa feminina do Rio Ave garantiu definitivamente este sábado a presença na disputa da subida à 2.ª divisão em futebol ao vencer o Destreza Aventura por 2-0 (golos de Erika e Ana Romeu) e, na tabela da serie Norte da terceira, conseguir uma diferença suficiente para o 3.º posto, o primeiro que fica de fora dessa possibilidade de disputar a ascensão.
A primeira classificada desta fase nortenha subirá diretamente e a segunda vai a um playoff com uma equipa da segunda para tentar fixar-se no escalão superior.
Ao vencerem no reduto barcelense (Destreza) as pupilas de Mara Vieira, que lideram a tal serie Norte, atingiram hoje os 30 pontos e ficaram com mais 11 pontos do que o terceiro classificado, o Leixões que perdeu em casa com o Rio Tinto por 3-2) .
Ora, para acabar esta fase de ascensão só faltam disputar três jornadas e mesmo que as matosinhenses ganhassem todos os jogos e o Rio Ave perdesse as partidas que faltam, os nove pontos em disputa não chegariam para eliminar o fosso já alcançado.
A fase de subida está, pois, consumada e reservada para as vilacondenses faltando só a definição se tal acontecerá de forma automática (sendo as primeiras) ou via playoff (segundas).
E esse duelo esclarecedor vai ser com o Rio Tinto que, tal como o Rio Ave, também nesta altura tem 30 pontos.
Curiosamente, as duas equipas vão defrontar-se na última jornada, em Vila do Conde, a 12 maio às 16 horas, e aí poderá mesmo ser o tira-teimas se, entretanto, nenhuma tropeçar.
O próximo jogo das rioavistas será em casa com o Leixões no dia 1 de maio, às 16 horas.
Array
