Ana Santos (na imagem), atleta do Guilhabreu BTT, vai ser a única representante da seleção de Portugal nas duas primeiras etapas do ano da Taça do Mundo que vão decorrer nos próximos dois fins de semana no Brasil. No entanto, também a vilacondense Raques Queirós competirá ao serviço da sua equipa, a espanhola BH, assim como João Cruz, da Axpo/First Bike/ Vila do Conde.

As competições atribuem também pontos para o “ranking” de qualificação olímpica.

Aliás é aí que está o foco da seleção portuguesa, como confessou o selecionador português ao sítio oficial da federação de ciclismo: “Estamos na reta final da fase de qualificação para os Jogos Olímpicos e estamos a fazer os possíveis para continuarmos em posição de apuramento. É esse o grande objetivo da Seleção Nacional”.

Pedro Vigário acrescentou que está confiante numa boa prestação da ciclista do Guilhabreu: “Esperamos que a Ana Santos consiga estar dentro do que tem sido o seu nível habitual e que continue a sua evolução. A Ana ainda é sub-23 e, para além da qualificação dos Jogos Olímpicos, também estamos aqui para continuar seu processo de formação”.

A 1.ª etapa será em Mairiporã, no estado de São Paulo, e o XCC (cross-country curto) decorre já amanhã (18 horas em Portugal) e o XCO (distância olímpica) está marcado para domingo (14h00).

A 2.ª ronda acontecerá em Araxá, Minas Gerais. O XCC será também numa 6.ªfeira (19) e num domingo (21) nos mesmos horários.

A participação em competições internacionais de atletas de Vila do Conde são referências habituais na edição em papel do seu jornal Terras do Ave.

Array