A Associação para a Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde (ADAPVC) destaca o facto das Rendas de Bilros de Vila do Conde terem, mais uma vez, obtido o Prémio Cinco Estrelas Regiões 2024 – Distrito do Porto, na categoria Artesanato.
“No total foram avaliadas 1036 marcas e estiveram envolvidos 454 mil consumidores nos testes de seleção deste prémio que visa distinguir os principais ícones regionais, como praias, monumentos, museus, aldeias e vilas ou cozinha tradicional, além de avaliar as marcas regionais e premiar as que se evidenciam pela sua excelência e elevado nível de satisfação global junto dos consumidores, contribuindo para a promoção das regiões onde estão inseridas”, refere a ADAPVC.
“A origem das Rendas de Bilros de Vila do Conde remonta ao século XVI, admitindo-se que esta técnica tenha sido trazida do Norte da Europa por marinheiros e comerciantes, que mantinham estreitas ligações com o entreposto comercial da Flandres”, acrescenta a associação que teve a sua origem, na década de oitenta, precisamente na defesa do artesanato local. A ADAPVC é, desde a sua criação, responsável pela organização da Feira Nacional de Artesanato que se iniciara um pouco antes, em 1978.
O Prémio Cinco Estrelas Regiões é, desde 2017, a versão regional de uma metodologia, implementada em Portugal pela Five Stars Consulting, que avalia a opinião dos consumidores sobre as suas “decisões de compra”: “satisfação pela experimentação” (índice de 50 por cento), “relação preço-qualidade” (10), “recomendação” (10), “confiança na marca” (15) e “inovação” (15).
As iniciativas que orgulham Vila do Conde são habitualmente notícia na edição em papel do seu jornal Terras do Ave. 
