A vilacondense Joana Xavier que é investigadora no Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR-UP) foi homenageada pelo Centro Organográfico das Baleares (Espanha) e pelo Museu da Evolução da Universidade de Uppsalad (Suécia) de uma forma curiosa: os seus cientistas deram o apelido da portuguesa a uma das oito novas espécies de esponjas marinhas que estudaram e que, assim, passa a ter a designação de “Caminus xavierae”. O “batismo” feito através numa publicação científica internacional é o reconhecimento pelo trabalho e dedicação de Joana Xavier que em 2007, num mergulho em Tenerife, quando recolhia amostras para o seu doutoramento, encontrou a esponja que, percebe-se agora, corresponde a uma nova espécie.
“É obviamente uma grande honra termos uma espécie cujo nome nos é dedicado. É uma forma de homenagear alguém que admiramos pelas contribuições que têm feito neste campo do conhecimento – a taxonomia – que é tão importante e, no entanto, tão pouco valorizado” referiu Joana Xavier à publicação oficial da Universidade do Porto. O mais curioso é que este não foi caso único. O apelido da cientista está em mais duas espécies: a Calthropella (Calthropella) xavierae van Soest, Beglinger & de Voogd 2010 e a Hymedesmia (Hymedesmia) xavierae Goodwin, Picton & van Soest 2011.
Joana Xavier que coordena a equipa de “Biodiversidade e Conservação do Mar Profundo” no CIIMAR, estudou na Secundária José Régio, em Vila do Conde, e na Universidade dos Açores.

