O vilacondense José Ramalho vai ser um dos porta-estandartes de Portugal nos Jogos Mundiais que vão decorrer na China, na cidade de Chengdu, no próximo mês.
A escolha foi de Filipe Jesus, chefe de Missão da Equipa Portugal (lidera o Departamento de Missões e Preparação Olímpica do Comité Olímpico de Portugal (COP)) e o canoísta de Vila do Conde (na imagem já com as mãos na bandeira) vai partilhar com a ginasta Beatriz Carneiro (Maia) a honra de desfilar com a bandeira nacional na cerimónia inaugural agendada para o dia sete, de amanhã, quinta-feira, a oito dias.
A indicação dos dois atletas foi das mais saudadas ontem na sessão de apresentação da missão nacional que incluirá 53 atletas de dez modalidades (andebol de praia, canoagem de maratona, corfebol–indoor, dança, ginástica acrobática, trampolins, ju-jitsu,patinagem de velocidade, triatlo e wushu).
José Ramalho fará duas provas em K1: a curta (na edição anterior nos Estados Unidos – obteve a medalha de bronze) e a longa, a sua especialidade.
Curiosamente o atleta, que quando não está na seleção compete pelo Clube Náutico do Prado, festejará na China o seu 43.º aniversário, no dia 11 de agosto.
No “Guia” da seleção nacional, Ramalho estabelece como objetivo “tentar conquistar medalhas”, o que se compreende quando se olha para o seu currículo (sintetizado):
nos campeonatos do mundo (4 medalhas de ouro, 4 de prata e 3 de bronze) e da Europa (9 medalhas de ouro, 6 de prata e duas de bronze), além da já referida medalha de bronze nos Jogos Mundiais de 2022, em Bermingham (EUA).
Destaque também para a presença, na seleção de Portugal, de outra vilacondense, Inês Faria que fará par precisamente com Beatriz Carneiro na ginástica acrobática.
A jovem (19 anos de idade) da freguesia de Gião e atleta do Acro Clube da Maia, tem como meta em Chengdu “conseguir um lugar no pódio”.
Na sua carreira, possui, entre outras dezenas de conquistas, um terceiro lugar no Campeonato da Europa 2021, medalha de ouro na Taça do Mundo Maia 2024, vice-campeã europeia em 2025 e de prata nas Taças do Mundo da Bélgica e da Alemanha (estas duas últimas já este ano).
As notícias sobre Desporto integram sempre a edição em papel do Terras do Ave como a que já está nas bancas (veja aqui).
Adquirir um exemplar (um euro) é uma das formas que tem para ajudar o seu jornal, que não possui quaisquer apoios ou publicidade institucionais, a prosseguir a sua missão.

Fotos:COP


