As “Bibliotecas de Praia” que existem em vários pontos da costa de Vila do Conde para desfrutar da leitura à beira-mar têm, este ano, uma pitada de humor para elevar a boa disposição logo pela manhã.

A Companhia Lafontana está a levar, a esses locais, o seu “Bonifrate”, ou seja, o espetáculo que tem a denominação de “um termo português antigo, medieval, que vem do latim bonu frate, o “bom irmão”.  Está associado ao teatro de marionetas praticado por frades, ao serviço da religião. Ao longo do tempo, a palavra adquiriu carácter profano e passou a descrever todo o tipo de boneco articulado, marioneta ou fantoche”, lê-se na página oficial da entidade teatral.

“O nosso Bonifrate é um gigante simpático, que interage com o público e conta histórias que saem da sua cabeça, com liberdade e muita criatividade. O espetáculo inspira-se no Mamulengo, um folguedo tradicional do Nordeste do Brasil”, acrescenta a mesma fonte que destaca as características do evento:

“cenas curtas, onde atuam personagens de identificação popular, ligadas ao imaginário social, como o malandro João Redondo, o herói Benedito, o Diabo, o Dragão, a Morte, o Polícia, entre outras simpáticas (e não tão simpáticas) criaturas”.

O espetáculo vai sempre decorrer às 11h00 em Azurara  (hoje, 29 de julho),  Árvore (30), Vila Chã (4 de agosto), Labruge (5) e Mindelo (6).

As notícias sobre Cultura integram sempre a edição em papel do Terras do Ave como a que já está nas bancas (veja aqui).

Adquirir um exemplar (um euro) é uma das formas que tem para ajudar o seu jornal, que não possui quaisquer apoios ou publicidade institucionais, a prosseguir a sua missão.

Foto:CMVCD

Array