A Mecwide anunciou esta segunda-feira que adquiriu o grupo COEM, sediado em Vilar do Pinheiro, Vila do Conde (na imagem em destaque), e que, no ano passado, com os seus 50 trabalhadores, obteve um volume de negócios a rondar os 4,4 milhões de euros.

A compradora, que tem a sede localizada em Vila Seca, Barcelos, e que foi fundada (e é detida) por Carlos Palhares, é considerada uma referência internacional e um gigante da  indústria metalomecânica, uma vez que possui 1700 colaboradores espalhados pelo mundo e tem unidades de fabrico na Europa e África. Só no ano passado registou um volume de negócios a rondar os 170 milhões de euros.

A referida aquisição permitirá a incorporação, no portefólio da Mecwide, da capacidade do grupo vilacondense (COEM e COEM Tech) no campo da engenharia, serviços de engenharia, montagem e manutenção de instalações industriais na área elétrica, de instrumentação, automação e controlo.

A COEM fundada, em 1990, por José Moreira da Silva, além de operar em Portugal, está presente na Irlanda, em Angola e em Moçambique.

Os valores envolvidos não foram revelados, mas o negócio terá as suas particularidades como explicou em comunicado, André Pinto, administrador da Mecwide:

“A Coem continuará a atuar de forma independente no mercado. Esta aquisição visa criar sinergias e potenciar oportunidades de crescimento, mas sem comprometer a autonomia estratégica. Nem a Coem prestará serviços em exclusivo à Mecwide, nem a Mecwide limitará os seus fornecedores à Coem, mantendo assim as parcerias e relações comerciais que tem vindo a desenvolver. Acreditamos que esta independência é essencial para garantir a competitividade e a inovação que caracterizam ambos os grupos, garantindo a manutenção da sua atuação diferenciada no mercado”.

As notícias sobre Economia integram sempre a edição em papel do Terras do Ave como a que já está nas bancas (veja aqui).

Adquirir um exemplar (um euro) é uma das formas que tem para ajudar o seu jornal, que não possui quaisquer apoios ou publicidade institucionais, a prosseguir a sua missão.

Administração da Mecwide: Carlos Palhares ao centro, com André Pinto à sua direita.

Fotos: páginas oficiais da Coem e Mecwide na Internet

Array