É esta 4.ª feira que chega às bancas mais uma edição do Terras do Ave.

E aparece para fazer história porque é neste seu jornal que Elisa Ferraz, em entrevista de fundo, coloca um ponto final no movimento independente NAU (Nós Avançamos Unidos) que chegou a estar no poder em Vila do Conde.

A ex-presidente de câmara aproveita também para se despedir da vida política ativa.

A mulher que é vereadora da oposição sai de cena, do palco onde está (a fotografia na nossa manchete faz alusão a essa despedida), aplaudindo o seu trabalho e criticando a gestão do presidente atual, o socialista Vítor Costa.

E deixa a ribalta com esclarecimentos sobre a forma de atuar de ambos. Dela e dele, o sucesso na presidência.

Outra entrevista a ter em conta é a que nos é dada pelo diretor do Centro de Apoio e Recuperação de Pessoas Com Deficiência, um ramo da Santa Casa localizado em Touguinha.

Sérgio Pinto conta-nos pormenores enriquecedores do trabalho que está a ser realizado e adianta alguns pormenores da festa do 30.º aniversário que vai decorrer na instituição, na sexta-feira e no sábado.

Uma celebração com muita animação e aberta a todos.

No topo da habitual barra da direita estão dois sorrisos, o de Luísa Maia, líder da concelhia do PSD e candidata à câmara (nas próximas autárquicas) e de Martim Oliveira que, com apenas 19 anos de idade, será um dos candidatos do partido a juntas de freguesias.

Pode conferir os restantes nomes e as movimentações partidárias.

Há  um caso polémico na freguesia de Parada: a modernização de uma serração que vai ficar apenas a meio-metro de uma habitação, cujo processo já está no Ministério Público.

E noutro âmbito, especialmente para esta edição, surge a opinião de Joaquim Cardoso, ex-autarca do PS, que fala do PS e do executivo municipal.

É um escrito mais casuístico, mas os autores habituais também cá estão.

E desta vez são Abel Maia, Gualter Sarmento, Pedro Pereira da Silva, João Paulo Meneses e Fátima Augusto.

E, claro, há também o editorial do diretor Afonso Ferreira.

Dir-se-ia que, do ramalhete habitual, falta Adelina Piloto, mas a historiadora, que lançou recentemente um livro sobre a Feira da Lameira (Mosteiró) é desta feita nossa entrevistada.

A autora revela ainda que tem na forja um outro livro que aguarda apenas que a câmara, como diz, “honre o contrato que assinou”.

Dois assuntos de desportos têm chamada à primeira – Tomás Teixeira é vice-campeão mundial de andebol (sub21) e, no Rio Ave, entra equipa técnica e sai presidente adjunto.

Finalmente, mais rostos simpáticos na base da barra.

Os dos dois prodígios da música, Abel Mota Cruz (guitarra) e Guilherme Vale (piano), que venceram um concurso internacional.

A aquisição do jornal (custa um euro) ou a entrada para assinante são formas dos leitores ajudarem este órgão de comunicação social a continuar a fazer o seu trabalho em Vila do Conde.

Pode encontra-lo nos seguintes locais:

– Galp em Mindelo (ex-Sacor)

-Auto Bem Guiados (Av. Júlio-Saúl Dias /Rua 5 de Outubro)

– Café Bompastor (Av. João Canavarro, em frente ao Hotel Brazão),

– Livraria Convívio (Av. João Canavarro, 132, entre os CTT e o Teatro Municipal)

– Tico-Tico Bazar (Centro Comercial Alameda, Av. João Canavarro, 303- loja 12).

Array