O Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar (FOR-MAR) vai efetuar obras de “benfeitoria” no polo Póvoa de Varzim / Vila do Conde que serão suportadas pelo PRR (Plano de Recuperação e Resiliência”, da União Europeia.
Os trabalhos foram adjudicados, por pouco mais de 240 mil euros (mais IVA), a uma construtora de Vila Verde (Construções Tinoco Gomes) que terá 180 dias para concluir a empreitada.
O edifício, com dois pisos, situado na área portuária (arruamento de acesso aos armazéns da Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar e da Marina da Póvoa) com uma parte virada para a Avenida D. Infante D. Henrique (Poça da Barca), será requalificado (eliminando problemas, mas mantendo as principais estruturas de base do imóvel construído em 1986/1987.
Demolidos serão somente um anexo adjacente à fachada norte e, no interior, o balcão de um antigo bar para surgir mais uma sala de aula.
O edifício será revestido, pelo exterior, por um isolamento térmico e no interior será concretizado um novo plano de iluminação, melhorados os pavimentos e pintados os tetos e paredes, e efetuados trabalhos de carpintaria e serralharia.
Serão feitos “arranjos exteriores” entre os quais a introdução de elementos que facilitem a deslocação de pessoas com capacidade reduzida (o mesmo será aplicado em escadas para acesso ao piso superior).
Através de várias ações de ensino, o Centro de Formação Profissional faz a “qualificação, reconversão profissional, aperfeiçoamento e progressão nas carreiras dos profissionais marítimos” (ou do subsetor da “Economia Azul”) e ainda o “reconhecimento, validação e certificação de competências.
O FOR-MAR foi constituído em 2008 através de um acordo entre o Instituto do Emprego e Formação Profissional e a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos.
Este é um assunto que encontra desenvolvido na edição do jornal Terras do Ave como a que já está nas bancas.
Adquirir um exemplar (um euro) é uma das formas que tem para ajudar o seu jornal, que não possui apoios ou publicidade institucionais, a prosseguir a sua missão (veja o que traz aqui).

