Dois projetos realizados em Vila do Conde obtiveram lugares de relevo na 13.ª edição dos “Architizer A+Awards” 2025, prémios atribuídos por uma das maiores plataformas, na Internet, de divulgação de arquitetura.

A empresa sediada em Nova Iorque, nos Estados Unidos, que afirma ter com uma audiência estimada de 400 milhões de pessoas, apreciou projetos de mais de 200 gabinetes de 80 países em diversas categorias (Residencial; Comercial; Turismo; Desporto e Lazer; Cultural; Institucional; Paisagem e Planeamento Urbano; Transportes) tendo cada uma várias vertentes.

Na secção “Comercial”, mas no subtema “Uso Misto” (mais de 23,22 metros quadrados),  a menção honrosa foi atribuída ao complexo “Belamar” construído à entrada de Vila do Conde e que tem uma área comercial (supermercado e lojas de rua), um ginásio e um edifício com função habitacional e hotel.

É o mesmo trabalho, desenhado pelo gabinete “Ventura + Partners”, que já conquistara duas distinções noutros concursos internacionais, no Global Future Design Awards 2024 e no Muse Design Awards 2024.

O vencedor desta categoria foi, para o júri, o trabalho do gabinete dinamarquês Cobe de transformação de um antigo polo industrial na capital do país, Copenhaga, enquanto o público (navegadores) escolheu uma intervenção de renovação de uma área na cidade chinesa de Pengzhou, idealizada pelo Instituto de Arquitetura de Pequim.

Mas o “Architizer A+Awards” 2025 teve outro registo vilacondense. Na mesma categoria “Comercial”, mas na subdivisão “escritórios em edifícios de pequena dimensão (1-4 pisos)”, a intervenção do arquiteto vilacondense Raulino Silva, no seu escritório em Bagunte (situado numa antiga casa da família),  foi uma das cinco finalistas.

O júri escolheu como 1.º lugar um projeto chinês feito pelo gabinete “Say Architets” enquanto o prémio do público foi para uma escola em Ontario, no Canadá, desenhada por um atelier de Toronto, “Moryama Teshima Architects”.

Refira-se que, pelo mesmo edifício, Raulino Silva ganhou recentemente, na Eslovénia, o prémio no Big Architecture Festival 2025, na categoria “Industrial Buildings and Workspace” (como lhe contámos aqui).

As notícias sobre conquistas internacionais para Vila do Conde integram habitualmente a edição em papel do Terras do Ave.

Adquirir o jornal é uma das formas que pode utilizar para ajudá-lo a prosseguir a sua missão (veja 1.ª página aqui).

Belamar

Bagunte

 

Array