Com publicação da lista ordenada dos beneficiados, a Câmara de Vila do Conde concluiu o procedimento administrativo para a atribuição de 67 habitações sociais já prontas e inseridas no complexo maior que a Santa Casa está a construir na rua Freiras de Santa Clara (na foto em baixo).

Em termos práticos, está fechado o processo de seleção no âmbito do 1.º direito, um programa que “visa proporcionar soluções dignas às famílias em situação de carência financeira e habitacional”.

Segundo o que explicou, em conferência de imprensa, a vereadora com o pelouro da Habitação, Carla Peixoto, para se concretizar a instalação das pessoas falta apenas conciliar a ocupação com a Misericórdia (a gestora do empreendimento) que tem alinhavado um complementar programa de inserção social.

Os 67 agregados pagarão uma renda em função do seu rendimento e vão ocupar imóveis com várias tipologias, designadamente T1 (15 famílias), T2 (42), T3 (9) e T4 (1).

A seleção entre os 686 concorrentes foi feita de acordo com um “processo rigoroso e transparente”, garantiu Vítor Costa, presidente da Câmara.

Um segundo procedimento, para 97 fogos, vai ter inscrições abertas entre 25 de junho e 22 de julho.

Por outro lado, até 16 de junho estará aberto o “Programa de Apoio ao Arrendamento” para pessoas que vivem numa casa “digna”, mas que precisam de ajudam de pagar a renda.

A autarquia pode comparticipar metade do pagamento durante 12 meses (prazo renovável).

As candidaturas podem ser efetuadas nos Serviços da Câmara Municipal que, atualmente, revelou Vítor Costa, despendeu quase 147 mil euros para suportar as 66 candidaturas deferidas.

 

 

Array