Já foram adjudicados os trabalhos de “restauração e restauro” no interior da Igreja Matriz de S. João Baptista, de Vila do Conde, que serão pagos na íntegras por verbas da União Europeia através do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).

Trata-se de um Monumento Nacional, mas através de um acordo com a Património Cultural (organismo estatal), foi a Câmara de Vila do Conde a lançar a empreitada e a efetuar a adjudicação, por 165 mil e 644 euros e 95 cêntimos à empresa N- Restauros, Conservação e Restauro, sediada em Vila Nova de Gaia.

Serão recuperados os retábulos “do Calvário”, de “Santo António”, de “Nossa Senhora da Piedade”, de “Nossa Senhora do Rosário” e de “Nossa Senhora da Assunção” (incluindo pintura do cavalete) e as “Sanefas de remate dos retábulos” do “Sagrado Coração de Jesus”,  “das Almas”, da Virgem da Conceição”, do “Sagrado Coração de Jesus” e de “Nossa Senhora da Conceição”.

O “objetivo da intervenção” prevê ainda a recuperação de mais “património integrado” como 19 “esculturas de vulto” 22 “castiçais de altar” e “elementos em suporte pétreo”.

Os trabalhos, que têm como prazo máximo de finalização 270 dias, vão começar “muito em breve”, estimou o padre prior Paulo César Dias (na imagem em baixo), em declarações ao Terras do Ave.

Este é um assunto que encontra desenvolvido na edição em papel do seu jornal Terras do Ave que está nas bancas(veja aqui a 1.ª página)

Array