É neste dia 26 de maio que a Escola Secundária José Régio assinala meio-século de existência.

Isto porque foi nessa data, em 1975, que foi publicado o Decreto-Lei que criou vários estabelecimentos de ensino secundário entre os quais o de Vila do Conde (no distrito, o mesmo sucedeu com Águas Santas, Amarante, Carvalhos, Ermesinde, Felgueiras, Maia, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes).

O documento legal foi aprovado em Conselho de Ministros liderado por Vasco Gonçalves e promulgado pelo Presidente da República, Costa Gomes.

Mais tarde, em novembro de 1984, seria autorizado pelo então ministro da Educação, José Augusto Seabra, a adoção de “José Régio” como patrono, correspondendo à vontade da escola, da Câmara e da Assembleia Municipal.

Hoje todos as componentes da escola vão estar em atividade.

Do desporto, ao teatro, passando pelas atividades dos clubes, a dança, a música e até uma conversa (às 15h30) com Berta Sousa, Carolina Guedes, Mário Almeida e Vítor Costa.

A “sessão solene” da efeméride está agendada para as 9h30 e contempla, entre outros momentos, o lançamento de um livro e de uma medalha comemorativa assim como uma escultura evocativa.

Recorde-se que, no fim de semana, apresentamos trechos da entrevista feita ao diretor da instituição, António Almeida (veja aqui e aqui)

A Educação faz sempre parte da edição em papel do seu jornal Terras do Ave (veja a 1.ª página aqui)

Array