É esta sexta-feira que começam as iniciativas alusivas à “Semana do Pescador” que terá como um dos pontos centrais a área envolvente à Igreja de Nosso Senhor dos Navegantes.

É lá que às seis da tarde abrem as petisqueiras (funcionam até às 23h00) e, às 18h30, é apresentado o livro intitulado “Dimensões identitárias: uma abordagem sobre o papel da figura feminina no cenário da pesca do bacalhau em Portugal”, da autoria de Rosilda Portas.

O jornalista e escritor Abel Coentrão, presidente da Associação Cultural Bind’ó Peixe, fará a moderação.

Às 19 horas haverá um “Show cooking com Chef Nuno Andrade” e, às 21h00, atua o Grupo Folclórico dos Pescadores das Caxinas e Poça da Barca.

Amanhã, sábado os grande destaque vão para a feitura de uma “caldeirada comunitária” às 12h30, a recriação (na praia das Caxinas) da “Apanha do Sargaço” às 15h00, “show cookings” com pratos de cavala (18h00, com o Chef Manuel Pinto) e carapau (18h00, com Samuel Pinto) e a atuação do Rancho Caxineiro, às 21h00.

Mas também para algo que poderá surpreender muitas pessoas: uma exposição de fotografias de 1966 sobre “St.John” um dos principais portos de acostagem da frota bacalhoeira.

As imagens vão estar no mercado das Caxinas a partir das 10h00 e onde às 11h00 o autor das fotos, Wayne Richards, falará com Abel Coentrão e Renato Cruz Santos.

No domingo, o programa prevê também atividades na freguesia de Vila Chã. A “Mar de Experiências abre às 10h30 quatro exposições na praia dos Pescadores e às 11h00 haverá a recriação da recolha das redes da sardinha.

O fotógrafo Hélder Luís abre a exposição “Assim no Mar como na Terra” às 14h30 (Casa Salva-vidas) e às 15h30 acontece uma nova recriação, mas sobre o cozinhado ancestral.

O Rancho Danças e Cantares das Lavradeiras de Vila Chã atua às 16h30 e a associação “Mar de Experiências” mostra, às 18h00, o documentário “Biodiversidade e Cultura Costeira”.

Refira-se que a mesma associação promove para as famílias dois atelieres  às 11h30 e às 14h30 sobre a defesa dos oceanos.

Nas Caxinas, destaque para atividade das petisqueiras e para uma sessão gastronómica com o Chef Manuel Pinto sobre sardinha no pão (18h30)

Nestes dois dias, sábado e  domingo, ocorrerá também, no rio Ave, o encontro de embarcações tradicionais, mas sobre esse evento deve saber mais pormenores aqui.

As notícias sobre o município fazem sempre parte da edição em papel do seu jornal.

Adquirir o Terras do Ave é uma forma de o ajudar a dar continuidade ao seu trabalho (veja a 1.ª página aqui)

 

Array