O vilacondense Carlos José Furtado Ferreira, da paróquia de S.Martinho de Outeiro Maior, vai ter a sua ordenação diaconal no próximo dia domingo, às 15h30, na Catedral de Braga.
A celebração será presidida por D. José Cordeiro, Arcebispo de Braga, e na ocasião serão ordenados mais três seminaristas: Carlos Abreu, de Castelões (Vila Nova de Famalicão), Bruno Pinto, de Santa Eulália (Fafe) e Diogo Antunes, de Travassós (Fafe).
Os quatro seminaristas vão receber o sacramento do primeiro grau da Ordem – a do Diaconato – e podem auxiliar o bispo e os presbíteros, no anúncio da Palavra e na caridade, e em alguns sacramentos.
Existe um segundo grau, do Presbiterato, comummente denominada ordenação sacerdotal, e um terceiro, do Episcopado, que institui os bispos.
Ou seja, a ordenação diaconal, como a de domingo, é como uma antecâmara de um possível sacerdócio.
A Junta de Freguesia de Bagunte, Ferreiró, Outeiro Maior e Parada, que descreve Carlos José Furtado como “uma pessoa profundamente dedicada à comunidade e à União de Freguesias e estimado por todos”, já fez um apelo à comunidade para que se desloque a Braga para assistir à cerimónia.
“Trata-se de um momento solene e simbólico, onde a presença da comunidade volta a ser muito importante. Já que é a comunidade paroquial de origem, juntamente com o pároco, que apresenta o candidato ao Bispo, num gesto que simboliza o apoio, o discernimento e a corresponsabilidade eclesial”, descreve a Junta.
Ainda assim, a paróquia local, que também une as quatro localidades , já marcou para a tarde de domingo (à vinda de Braga) no adro da igreja de São Martinho de Outeiro Maior “um momento de receção em comunidade” em que “todos estão convidados a participar e a celebrar esta ocasião de alegria”.
Em declarações ao canal de comunicação da Arquidiocese de Braga, o vilacondense explicou que as ordenações diaconais surgem num contexto especial.
A “semana das vocações” tem, em 2025, como lema “Chamados à esperança” e este é um ano jubilar “em que somos chamados a ser peregrinos de esperança, amando, servindo e dando a vida”.
A Religião é uma das temáticas que encontra frequentemente na edição do seu jornal Terras do Ave como a que já está nas bancas (veja aqui a primeira página).

