O vilacondense António Ponte foi reconduzido como diretor do Museu Nacional Soares dos Reis/Casa-Museu Fernando de Castro, uma das mais reputadas estruturas culturais do país, situada na cidade do Porto.

O anúncio foi emitido esta 6.ª feira pela Museu e Monumentos Nacionais, a Entidade Pública Empresarial que, dentro desta área cultura, possui competências na gestão do património e dos recursos humanos.

O currículo do mindelense que desempenha o cargo desde 2021, é divulgado nesta síntese: “doutorado em Museologia pela Universidade do Porto, foi Diretor Regional da Cultura do Norte, Diretor do Paço de Duques de Bragança, em Guimarães, Coordenador do Museu de Vila do Conde e Presidente da Fundação Côa Parque. Desenvolve atividade docente no Instituto Politécnico do Porto e na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e é, desde 2020, Vice-Presidente do Comité Internacional do ICOM – DEMHIST”.

Foram também nomeados os diretores do Museu Nacional de Etnologia/Museu de Arte Popular (Gonçalo de Carvalho Amaro, novo no cargo) do Museu Nacional do Traje (Dóris dos Santos, uma continuidade) do Museu Nacional dos Coches/Picadeiro Real (Rita Dargent, uma estreia), do Museu Nacional de Conímbriga (Vítor Dias prossegue), do Museu Nacional Resistência e Liberdade (renovação do mandato de Aida Rechena).

“Os novos diretores têm como missão a promoção da inovação e da democratização cultural, conciliando a conservação do património com projetos de divulgação, educação, inclusão e internacionalização dos monumentos e museus nacionais”, refere a mesma fonte.

 

Array