A Comandante das Capitanias de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim emitiu este domingo um comunicado para avisar que vem aí um “agravamento da agitação marítima”, em concreto entre a meia-noite de logo e as três da tarde (15h00) de amanhã.
Está prevista ondulação que pode chegar aos cinco metros de altura e, por isso, está encerrado o acesso aos molhes e o mesmo poderá acontecer nas barras em relação à navegação marítima.
“A Autoridade Marítima reforça a recomendação, em especial à comunidade piscatória e da náutica de recreio que se encontra no mar, para o eventual regresso ao porto de abrigo mais próximo e a adoção de medidas de precaução, de acordo com as recomendações das capitanias dos portos, evitando sair para o mar até que as condições melhorem”, lê-se no aviso de Mónica Martins.
Por causa do estado do mar, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sob aviso amarelo (o 3.º mais grave da escala) os distritos do Porto, Viana do Castelo, Braga, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa.

