Aí está mais uma depressão meteorológica que desta vez foi batizada como “Benjamin” por escolha do serviço francês de previsão do tempo.
Ora, refere o luso IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera) que a depressão em causa tem associado um “sistema frontal” que, ao final da tarde de hoje e na madrugada de amanhã, trará um aumento da intensidade do vento, de oeste, até cerca de 95 quilómetros por hora.
“A precipitação irá ser por vezes forte, em especial no Minho e Douro Litoral”, refere o IPMA que emitiu avisos amarelos para as duas regiões entre as 21h00 e as 6h00
E para os próximos dias, as notícias também não são animadoras.
Vem aí “uma massa de ar com conteúdo elevado em vapor de água, o que irá originar precipitação forte e persistente, em especial no período compreendido entre sexta-feira, dia 24, e sábado, dia 25”.
As regiões do Centro e do Norte serão, nesses dois dias, as mais afetadas, prevendo-se um desagravamento no domingo, mas por troca com o sul do país, que levará com chuvadas e ventania.
“Devido à incerteza espacial e temporal associada a esta situação meteorológica, aconselha-se o acompanhamento da situação e dos avisos meteorológicos que irão ser emitidos aos longo dos próximos dias”, alerta o IPMA.
As notícias sobre a Proteção Civil integram habitualmente a edição em papel do Terras do Ave como a que esta 4.ª feira chegou às bancas (veja aqui).
Adquirir um exemplar (um euro) é uma das formas que tem para ajudar o seu jornal, que não possui quaisquer apoios ou publicidade institucionais, a prosseguir a sua missão.


