Está previsto um agravamento do tempo para o final desta quinta-feira, amanhã sexta-feira, e parte do sábado.
Por causa da previsão de chuva forte, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) coloca o distrito do Porto sob aviso Amarelo a partir das 21h00 de logo, mas depois passa-o para Laranja (o segundo mais grave da escala) e assim permanecerá até durante toda a sexta-feira.
“Precipitação persistente e por vezes forte” é a situação prevista.
Numa “informação especial” o IPMA detalha que “o estado do tempo em Portugal continental entre os dias 31 de outubro e 1 de novembro será influenciado pela aproximação e passagem de uma superfície frontal fria com ondulações, associada a uma depressão centrada sobre o Atlântico Norte em deslocamento para as ilhas Britânicas”.
“Os acumulados de precipitação em 24 horas serão muito significativos, podendo superar os 100 mm em algumas áreas das regiões Norte e Centro, em especial em zonas montanhosas”, acrescenta.
Mais: “os valores de precipitação previstos poderão ter impactos tais como cheias em meio urbano e bacias hidrográficas ou potenciar movimentos de terras em zonas fragilizadas”.
A Câmara Municipal também decidiu lançar um alerta os cidadãos com este comunicado:
“Vila do Conde estará sob condições meteorológicas severas sexta-feira e sábado, com previsão de chuva persistente e localmente forte (…), em linha com o comunicado do IPMA. A situação gera avisos laranja em todos os distritos a norte do Tejo, podendo haver risco elevado de inundações rápidas e instabilidade do solo. A população deve seguir as atualizações oficiais e adotar precauções”.
As informações sobre Proteção Civil integram habitualmente a edição em papel do Terras do Ave como a que já está nas bancas (veja aqui).
Adquirir um exemplar (um euro) é uma das formas que tem para ajudar o seu jornal, que não possui quaisquer apoios ou publicidade institucionais, a prosseguir a sua missão.

 