Fiéis e clérigos das 25 paróquias do Arciprestado de Vila do Conde e Póvoa de Varzim (as que se situam a norte do rio Ave já que as localizadas a sul pertencem à diocese do Porto) fizeram ontem a peregrinação à Sé de Braga onde foram recebidos pelo Bispo Auxiliar D. Delfim Gomes.
A iniciativa inseriu-se nas comemorações do Ano Santo – Jubileu 2025, que tem o lema “Peregrinos de Esperança”.
À frente da comitiva de vilacondenses e poveiros situaram-se o arcipreste, Manuel Casado Neiva, e o prior de Vila do Conde, Paulo César Dias.
Segundo a descrição da Arquidiocese “a peregrinação iniciou-se na igreja de São Pedro e São Paulo (Seminário Maior de Braga), onde os peregrinos se concentraram e receberam a bênção antes de seguirem em procissão até à Sé. A Eucaristia foi solenizada pelo Coro do Arciprestado e um grupo de instrumentistas, sob a direção do maestro Tiago Carriço. No final da celebração, D. Delfim Gomes agradeceu a todos os participantes – sacerdotes, diáconos, acólitos, catequistas, membros de movimentos, confrarias, conselhos pastorais e económicos, grupos corais e restantes fiéis – pelo testemunho de unidade e esperança”.
“Esta peregrinação é sinal visível de uma Igreja viva, peregrina e unida em Cristo”, disse D. Delfim Gomes.
Já o arcipreste elogiou a participação significativa dos fiéis. “Todas as paróquias fizeram-se representar com muita gente, só podemos dar graças a Deus por isso. Saímos todos mais fortalecidos na fé e com mais coragem”, frisou Manuel Casado Neiva.
”A peregrinação permitiu aos participantes receber a indulgência plenária (“remissão ,diante de Deus, da pena temporal devida pelos pecados já perdoados”, pela confissão), conforme previsto para o Ano Santo”, lembra a informação da arquidiocese, citando o arcipreste que é também sacerdote em Balazar (Póvoa).
As notícias sobre Religião integram habitualmente a edição em papel do Terras do Ave como a que já está nas bancas (veja aqui)
Adquirir um exemplar (um euro) é uma das formas que tem para ajudar o seu jornal, que não possui quaisquer apoios ou publicidade institucionais, a prosseguir a sua missão.
Fotos: Arquidiocese de Braga



