Já estão abertas as inscrições para quem quiser aproveitar o conhecimento sustentado que habitualmente é transmitido pelo Departamento Cultural e Cultual da Santa Casa e pelas historiadoras do Centro Interpretativo de Memórias da Misericórdia, aquando das visitas guiadas que promovem por Vila do Conde.
Desta vez, a saída será no dia 20, sábado, às 9h30 (junto à Igreja da Misericórdia), e o objetivo da incursão pelo casco antigo será conhecer “o conjunto de casas manuelinas que confere ao centro urbano uma identidade singular e um prestígio notável no panorama nacional”, refere a organização.
“Vila do Conde guarda uma das mais notáveis concentrações de arruamentos com casas manuelinas erguidas nos alvores do século XVI. Estas construções distinguem-se pelas portas e janelas de desenho característico, marcas de um estilo que, nascido sob o reinado de D. Manuel I, perdurou muito para além da sua época”, acrescenta a mesma fonte.
E para abrir o apetite, aponta-se desde já que “os detalhes arquitetónicos e decorativos destas casas serão revelados à comunidade” sem esquecer “outras construções da mesma época, de séculos posteriores e, ainda, edifícios que refletem influências de países distantes.
A iniciativa está “em plena sintonia com o tema definido pelas Jornadas Europeias do Património para o ano em curso” que, este ano, tem o mote: “Património Arquitetónico: Janelas para o Passado e Portas para o Futuro”.
Referimos isto já hoje porque há um limite de participações.
Pode saber mais ou inscrever-se através dos números de telefone: 252 249 080 ou 963 527 115. Ou pelo endereço eletrónico: direcao@cimmisericordiaviladoconde.pt
As notícias sobre Cultura integram habitualmente a edição em papel do Terras do Ave como a que já está nas bancas (veja aqui)
Adquirir um exemplar (um euro) é uma das formas que tem para ajudar o seu jornal, que não possui quaisquer apoios ou publicidade institucionais, a prosseguir a sua missão.
Array