O Rio Ave emitiu um comunicado onde manifesta o seu desagrado pelo agendamento do jogo em Famalicão para o dia 28 de setembro, o que lhe criará um ciclo de três partidas em nove dias.
Em concreto, defrontará o FC do Porto amanhã, dia 19, depois o Benfica na 3.ª feira (este confronto era 1.ª jornada, mas foi adiado para o dia 23 “ao abrigo da regulamentação de proteção às equipas portuguesa que participam nas competições) e, por último, o encontro com os famalicenses que estava aprazado para o dia 29 é antecipado para 28 (domingo).
E isto porque o Arouca X FC do Porto teve de ocupar a 2.ª feira em causa dado que, no dia anterior, realiza-se no concelho arouquense (e perto do estádio) a “Feira das Colheitas” (integrado nas festas da cidade e que se realiza desde 1944) e as forças de segurança dão parecer negativo à junção dos dois eventos.
A Sociedade Anónima Desportiva (SAD) do Rio Ave refere, no seu documento, que “ao Presidente da Liga Portugal, Reinaldo Teixeira, manifestou total e cabal desacordo” com a alteração do jogo com Famalicão e rejeita a “excecionalidade” invocada pela Liga.
Há, outrossim, “incapacidade da Liga Portugal em, mediante os dados que são por todos conhecidos, há vários anos, relativamente a esta Feira e às consequências da mesma na marcação de jogos em Arouca, antecipar o problema e calendarizar as jornadas com o cuidado necessário e exigível”, acusam os vilacondenses.
“Não houve, quer da Liga Portugal, quer do operador televisivo, qualquer disponibilidade para, por exemplo, realizar os dois jogos em causa na segunda-feira, dia 29 de setembro, utilizando os blocos horários devidamente previstos em regulamento”, lamenta o clube de Vila do Conde dizendo esperar que “a Liga Portugal faça das palavras atos e concretize, efectivamente, os valores que manifesta defender, particularmente o da credibilidade, para que tenhamos, de facto, competições de excelência e que episódios como este, com claro prejuízo para as sociedades desportivas, não se repitam”.
No “site” da Liga já aparece marcado o FC Famalicão X Rio Ave para o dia 28, às 20h30.
As notícias sobre Desporto integram habitualmente a edição em papel do Terras do Ave como a que já está nas bancas (veja aqui)
Adquirir um exemplar (um euro) é uma das formas que tem para ajudar o seu jornal, que não possui quaisquer apoios ou publicidade institucionais, a prosseguir a sua missão.