A Docapesca – Portos e Lotas, S.A. tem um novo presidente com significativas ligações a Vila do Conde, no âmbito pessoal, mas igualmente por via do seu trabalho enquanto quadro bancário. Durante décadas laborou na cidade vilacondense.
Afonso Gonçalves da Silva Oliveira (ao centro na imagem) é natural da Póvoa de Varzim onde foi vereador, membro da assembleia municipal e líder da concelhia do PSD.
Pelo mesmo partido foi eleito deputado à Assembleia da República em três legislaturas (XII,XIV e XV) e, no Parlamento, integrou diversas comissões, sobretudo as ligadas à área da Economia na qual se formou.
Na liderança da Docapesca, Afonso Oliveira passa a estar ladeado de duas vogais, Márcia Passos (ex-deputada do PSD, nas XIV e XV Legislaturas, na fotografia é a primeira a contar da esquerda) e Isabel Esteves (ex-técnica especialista do Gabinete do ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, e que na imagem está mais à direita ).
No anúncio do início de funções do novo Conselho de Administração (na passada 2.ª feira, dia 1), a Docapesca justifica que Afonso Oliveira “tem uma vasta experiência em funções de gestão, nos setores público e privado, para além de ser um profundo conhecedor do processo legislativo e das realidades locais das comunidades piscatórias, fruto dos diferentes cargos que assumiu”.
Além do presidente, “Isabel Esteves, que ficará com a pasta das finanças, tem uma longa experiência na área financeira, jurídica e administrativa, em diferentes entidades do setor público, tendo sido responsável financeira na Direção-Geral de Política do Mar” enquanto “Márcia Passos fez carreira profissional no setor privado, na área do Direito, especializada em Direito Comercial e Civil, áreas a que também se dedicou em diferentes instituições académicas”, complementa a mesma informação.
A Docapesca pertence ao Sector Empresarial do Estado é tutelada por dois ministérios (Agricultura e Pescas, e Finanças) administra portos, algumas estruturas costeiras e a venda de pescado. É gerida com receitas próprias sem transferência do Orçamento de Estado.
