O nome de Matilde Novais ficará para sempre ligado à história do Troféu Francisco Costa.
É que a jovem tenista vilacondense (tem apenas 16 anos de idade) foi a vencedora da 1.ª edição da prova que decorreu, no fim de semana, em Santo Tirso (Parque Sara Moreira) e que procurou (também) lembrar um antigo praticante (e entusiasta pela modalidade), Kiko Costa, jovem engenheiro informático que morreu, num acidente numa mota, em novembro do ano passado.
“Homenagear é não deixar morrer”, foi o mote do evento desportivo.
“Com enorme determinação, talento e espírito competitivo, a Matilde conquistou o título desta edição inaugural, deixando a sua marca na história do torneio. Parabéns”, referiu, no final, a organização.
O troféu foi idealizado pelo pai de “Kiko”, Manuel Alexandre Costa.
Num gesto de louvar, Matilde Novais, que recentemente se sagrou campeã nacional sub 16 e sub 18, entregou lembranças de reconhecimento e agradecimento, demonstrando compaixão para com a família que perdeu o filho de forma trágica (foto em baixo).
Em masculinos triunfou Fábio Coelho.
O evento teve ainda uma componente solidária de angariação de fundos para a ASAS (Associação de Solidariedade e Ação Social de Santo Tirso), que acolhe menores em risco.
As notícias sobre Desporto integram habitualmente a edição em papel do Terras do Ave como a que já está nas bancas (veja aqui)
Adquirir um exemplar (um euro) é uma das formas que tem para ajudar o seu jornal, que não possui quaisquer apoios ou publicidade institucionais, a prosseguir a sua missão.

Fotos: Torneio Francisco Costa

