Já está concluída a participação de Joaquim Mendes (na imagem em destaque à direita) e Ana Rita Oliveira (à esquerda), atletas do Ginásio Clube Vilacondense (GCV), na seleção de Portugal que esteve presente nos XXXI Jogos do Mediterrâneo em karaté, que decorreram em Guadalajara, Espanha.
Em Kumite (menos 67 kg), Joaquim Mendes ganhou o combate frente ao kosovar Dren Gashi, mas não foi tão eficaz frente ao italiano Luca Maresca.
O vilacondense acabou, todavia, por ser repescado e bateu o espanhol Zsamoran Shote, mas perdeu diante do francês Isaac Matingou, o que lhe tirou possibilidade de lutar pelas medalhas.
O atleta do Ginásio ficou no quinto lugar final individual e no mesmo posto por equipas. Nesta caso, o conjunto nacional foi formado por Diogo Ribeiro, José Miranda, Daniel Agostinho, Rafael Lambelho e Joaquim Mendes, claro.
Em femininos, em kumite (mais de 68 quilos), Ana Rita Oliveira ganhou o primeiro combate contra a bósnia Selena Lekanic, mas perdeu na segunda ronda diante da turca Meltem Hocaoglu e foi afastada da competição individual.
A vilacondense contribuiu, porém, para o quinto lugar de Portugal na prova coletiva em seniores femininas (kumite), juntamente com Lea Barros e Bárbara Valente.
Em termos globais, a seleção lusa ficou no quinto posto entre todas as nações, nas várias categorias etárias e variantes, e trouxe 5 medalhas de ouro, oito de prata e 13 de bronze.
A FNKP- Federação Nacional de Karaté de Portugal “congratula o brilhante desempenho dos atletas (…) que dignificaram, uma vez mais, o nome de Portugal e da nossa modalidade”, refere uma informação do organismo federativo.
Nos jogos do Mediterrâneo participam Portugal, Espanha, Kosovo, Grécia, Itália, Croácia., França, Turquia, Chipre, Bósnia e Herzegovina, Montenegro, Sérvia, Macedónia do Norte e Albânia.
Joaquim Mendes e Ana Rita Oliveira vão agora participar no Open de Lisboa (sábado) e no Lion Cup (Luxemburgo, dia 27).
“Estas provas irão servir com preparação para os restantes compromissos internacionais no calendário dos atletas, incluído o Torneio de Qualificação para o Campeonato do Mundo WKF em Paris, França (outubro) e o Campeonato do Mundo de Seniores WKF no Cairo, Egito (novembro)”, esclareceu o Ginásio.
Ana Rita Oliveira já está qualificada para o Campeonato do Mundo (entre 27 e 30 de novembro, no Cairo, Egito) tal como Artur Neto (Kata) e Ana Cruz (Kata).
Joaquim Mendes vai tentar o apuramento em outubro.
As notícias sobre Desporto integram habitualmente a edição em papel do Terras do Ave como a que já está nas bancas (veja aqui)
Adquirir um exemplar (um euro) é uma das formas que tem para ajudar o seu jornal, que não possui quaisquer apoios ou publicidade institucionais, a prosseguir a sua missão.