É esta 5.ª feira que arranca mais uma edição – a décima primeira (em 2020 e 2021 não ocorreu devido à pandemia de COVID) – da “Feira Agrícola do Norte”- AgroSemana 2025.

A ministra do Ambiente e Energia, Maria Graça Carvalho, presidirá à “Sessão Inaugural”, às 12h30, mas até domingo não vão faltar visitas de outros responsáveis políticos até porque o evento costuma ser um ponto de atração de muitas pessoas não só da Póvoa e de Vila do Conde, mas de toda a região.

Trata-se de uma organização da Agros que no seu espaço, em Argivai, na Póvoa de Varzim (acesso está sensivelmente a meio da estrada que faz a ligação entre a A28 e Vila do Conde), mostra o potencial  da agricultura e do mundo e especialmente da produção de leite.

Até domingo estão previstos debates, apresentações de produtos, visitas a explorações, provas gastronómicas, oficinas de culinária (hoje com “Bimby e o mundo dos lacticínios”, às 15h00;  “Home made iced coffees”, com Francisco Malta (18h00) e “Sabores da Terra: Legumes, Bimby (20h30)),  exposições e um concurso de animais, mostra de máquinas agrícolas e de tecnologia, um espaço de restauração, uma “cãominhada”, uma caminhada solidária e sobretudo muita animação.

Está de volta a roda gigante com acesso a três euros.

Neste aspeto , logo à noite (22h00) atua a artista Bárbara Tinoco. A entrada é gratuita até às 18 horas e depois dessa hora os ingressos na ticketline a cinco euros (aqui)
Amanhã, o palco ficará por conta de Nininho Vaz Maia e no sábado cantará Mariza.
Este ano, a AgroSemana vai apoiar a Fundação Ronald McDonald que através de casas de alojamento para familiares de crianças internadas “já ajudou milhares de famílias a enfrentarem os desafios da doença ] com mais proximidade, conforto e dignidade”, justifica a União das Cooperativas de Produtores de Leite.

Além da caminhada a realizar no sábado, haverá  no recinto outros pontos de obtenção de receitas:

– Batismo a Cavalo: dois euros(Picadeiro MAN)

– Circuito de Trator Infantil: dois euros  (junto aos Animais de Quinta)

– Touro Mecânico: dois euros (junto ao Espaço Máquinas Agrícolas Vendeiro)

E ainda por cada café vendido, a Delta Cafés doa 10 cêntimos à Fundação (disponível na Praça da Alimentação Super Bock, Restaurantes de Raças Autóctones e Avenida Principal – Espaço Doces Delta).

Pode conhecer todo o programa aqui

Array