Ao jornal Terras do Ave chegaram dois documentos elaborados por militantes do Partido Socialista de Vila do Conde que discordam do facto do PS não apresentar listas próprias nas suas freguesias, no caso em Mindelo e em Macieira da Maia.
E nas suas críticas visam especialmente o presidente da concelhia socialista, Vítor Costa (na imagem).
No caso de Mindelo, os socialistas em causa distribuíram pela freguesia um documento onde salientam que a ausência do PS dos boletins de voto para a junta (Assembleia de Freguesia) sucederá pela primeira vez, “apesar [do Partido Socialista] ter vencido 8 das 13 eleições ordinárias disputadas”.
Lê-se nesse texto feito por “um grupo de cidadãos eleitores do PS, entre eles os que lideraram a estratégia e a constituição das listas entre 1989 e 2017 e outros, designadamente que são membros da última lista concorrente”, que Vítor Costa “nem sequer se dignou responder às missivas e pedidos de reunião” para a elaboração de uma lista.
E consideram o atual líder da concelhia “o único responsável pelos resultados da eleição de 2021, os piores de sempre em Mindelo, em eleições semelhantes. Até então, sempre foram os mindelenses a escolher os candidatos que integravam as listas”.
Em Macieira da Maia, a contestação surge num longo “comunicado” de pessoas que há quatro estiveram com a candidatura socialista de José Carlos Pereira e que agora se sentem defraudadas.
“Muitos dos elementos deste grupo, são simpatizantes ou militantes do Partido Socialista há dezenas de anos. Estiveram sempre com o partido, mesmo no seu momento mais difícil, em 2017, em que muitos, incluindo Vítor Costa, se esconderam a ver o partido perder as eleições, sob o pretexto de que discordavam, vá-se lá saber porquê”, lê-se.
“Vitor Costa e este PS, gozaram e abusaram não só de José Carlos Pereira, mas de toda a lista, e daquele grupo médio de 400/500 eleitores que habitualmente votam no partido”, acrescentam.
Face a isto, o Terras do Ave questionou, por escrito, o PS vilacondense sobre o conteúdo e críticas dos documentos, mas, mais uma vez, a redação do jornal não obteve qualquer resposta.
Refira-se que, além de Mindelo e Macieira da Maia, os socialistas não concorrem, com listas próprias nos seguintes territórios: Azurara; União de Freguesias Bagunte, Ferreiró, Outeiro Maior e Parada; Fajozes, União Touguinha e Touguinhó, Vila Chã e União Vilar e Mosteiró.