É já amanhã, sexta-feira, que será colocada mais uma peça no puzzle que constitui o projeto de intervenção social – denominado “Mais do que um teto”- que a Santa Casa de Vila do Conde idealizou para o complexo de habitação que está a surgir nas ruas Freiras de Santa Clara e Eng. Arlindo Maia.

De facto, sexta-feira, dia 11, abrirá portas o supermercado que a instituição (gestora do espaço) denominou de “O Poupadinho” e que, além de vender produtos de mercearia, “frutas e legumes sempre frescos” e ter uma “garrafeira selecionada”, será um ponto de vida comunitária.

Tal como lhe contámos, aquando da iniciativa “Social Talks” organizado pela Misericórdia em fevereiro, a ideia da instituição é aplicar um conceito de “Cidade Vida”, contrariando  o estigma que ainda pende sobre a ideia (e denominação) de “habitação social”.

O funcionamento do espaço transcenderá, pois, a mera vertente comercial já que fomentará a empregabilidade e, por exemplo, poderá ser um ponto de escoamento (venda) dos frescos que os moradores criem na “horta comunitária” ou nos seus quintais (fogos do rés-do-chão).

Entre várias outras intervenções, o projeto social prevê ainda dotar o complexo de uma lavandaria (“Essência”), uma cafetaria (“Café com propósito”), oficinas para aprendizagem e feitura de pequenos arranjos de eletrodomésticos e de costura.

Nesta primeira fase, são alojados 67 agregados familiares que não tinham uma “habitação digna”.

Foram indicados pela Câmara Municipal e o empreendimento integra a Estratégica Local de Habitação de Vila do Conde, sendo financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.

A Santa Casa é a promotora da edificação e assume a gestão de todo i complexo imobiliário.

O supermercado em causa fica na rua Eng. Arlindo Maia, nº 21 r/c

O jornal Terras do Ave já está nas bancas.

Adquirir um exemplar (um euro) é uma das formas que tem para ajudar o seu jornal, que não possui apoios ou publicidade institucionais, a prosseguir a sua missão (veja o que traz aqui).

Array