Este é um assunto que encontra desenvolvido na edição em papel do seu jornal Terras do Ave que esta já está nas bancas.
Dois jovens de instituições de ensino diferente, tocando instrumentos distintos, mas ambos de Vila do Conde, conquistaram primeiros prémios no XVIII Concurso Internacional de Música Paços Premium (Paços’ Premium International Music Competition), que decorreu na Academia de Música de Paços de Brandão, em Santa Maria da Feira.
Os dois talentos concorreram na categoria F (para os mais novos, até aos 9 anos).
Abel Mota Cruz (na imagem à direita), da Escola de Artes da Vila, triunfou na guitarra clássica tendo apresentado três peças a concurso.
Trata-se de jovem guitarrista, que é acompanhado, na referida escola, pelo professor Luís Coentrão cuja dedicação tem contribuído para o percurso artístico de relevo do aluno, designadamente com a obtenção, este ano, de uma menção honrosa no Concurso Nacional de Guitarra de Braga e de um prémio no Concurso da Academia de Música Fernandes Fão (Vila Praia de Âncora).
A vitória segunda vitória vilacondense em Santa Maria da Feira foi para o pianista Guilherme Lemos do Vale (na fotografia à esquerda), aluno do professor Nuno Oliveira no Conservatório de Música, Teatro e Dança de Vila do Conde. “Os participantes foram avaliados por um júri que integrava pianistas consagrados, entre os quais, Fausto Neves e Taíssa Poliakova Cunha”, descreve o Conservatório.
Recorde-se que, recentemente, o menino vilacondense obteve 2.º lugar “ex-aequo” (com Elisa Zheng) no “Concurso de Piano de Oeiras” e tem acumulado diversos triunfos em concursos internacionais.
A Cultura faz parte da edição do jornal Terras do Ave como a que já está nas bancas.
Adquirir um exemplar (um euro) é uma das formas que tem para ajudar o seu jornal, que não possui apoios ou publicidade institucionais, a prosseguir a sua missão (veja o que traz aqui).

