O trio composto por Aires Pinheiro (guitarra), Anna Pereira (violino) e António José Oliveira (violoncelo) voltou a obter a distinção mais elevada num concurso realizado através da Internet e, neste caso, tal feito abre a possibilidade de os músicos vilacondenses atuarem num local especial – em Londres (Piccadilly) na St James’s Church – em setembro, num concerto de gala.
A igreja anglicana na capital inglesa, construída no século XVII, é considerada um dos principais destinos internacionais para auscultação da chamada música erudita.
Recorde-se que num passado recente e pela mesma via (vitória em concurso de uma plataforma na Internet) o trio já atuou em Berlim e em Nova Iorque (Carnegie Hall).
Segundo uma informação enviada ao jornal Terras do Ave pelo Opus Trio (assim se denomina o agrupamento formado pelos três músicos, que são também professores no Conservatório de Música, Teatro e Dança de Vila do Conde), a conquista, desta vez, sucedeu no Virtuoso International Music Awards, do Reino Unido e na categoria de “música de câmara”, por profissionais.
Este ensemble vilacondense já foi galardoado com “gold prizes” na International Schubert Competition Vienna (Áustria), nos Amadeus International Music Awards (Salzburgo) e nos Euterpe Music Awards (Berlim).
E ganhou ainda os os primeiros prémios dos New York Classical Debut Awards (Estads Unidos), da International BTHVN Wien Competition (Aústria) e da Birmingham International Music Competition (Inglaterra).
A Cultura integra a edição em papel do Terras do Ave como a que já está nas bancas.
Adquirir um exemplar (um euro) é uma das formas que tem para ajudar o seu jornal, que não possui quaisquer apoios ou publicidade institucionais, a prosseguir a sua missão (veja aqui).

