Um trabalho desenvolvido na União de Freguesias de Retorta e Tougues, em Vila do Conde, garantiu a Fábio M. Silva (olharaceso) a conquista do Prémio “Especial-Concorrente de Portugal” do concurso internacional “Transversalidades: Fotografia sem Fronteiras”, promovido pelo Centro de Estudos Ibéricos.
O autor revelou, em informação enviada ao Terras do Ave, que o projeto desenvolvido, intitulado “Raio”, “resulta de uma investigação visual sobre o território, identidade, o tempo e as marcas da presença humana” (ver mais imagens em baixo)
Pode contactar o autor aqui
A outra distinção semelhante foi para o moçambicano Nuno Mário.
O concurso premiou ainda o canadiano Julien Grassiot por possuir o melhor portefólio.
Outros vencedores por temas:
Tema 1. Património natural, paisagens e biodiversidade
Vencedor: Raquel Lopez Pajares (Espanha)
Menções Honrosas: Xiaoping Lin (China); Antonio Aragon Renuncio (Espanha); Felipe Estrela Campal (Brasil)
Tema 2. Espaços rurais, agricultura e povoamento
Vencedor: Maria Oliveira (Portugal)
Menções Honrosas: Barun Rajgaria (India); Nguyen Quoc Huy (Vietnam); Yekta Yahaghi (Irão)
Tema 3. Cidade e processos de urbanização
Vencedor: Jose Angel Arias Tomas (Espanha)
Menções Honrosas: Aung Chan Thar (Myanmar); Xavier Ferrer Chust (Espanha); Carlos Elísio (Portugal)
Tema 4. Cultura e sociedade: diversidade cultural e inclusão social
Vencedor: Alain Schroeder (Bélgica)
Menções Honrosas: Jorge Leão (Brasil); Telmo Rivilla Videgain (Espanha);
Reyhaneh Sadeghi (Irão)
“O projeto Transversalidades – Fotografias sem Fronteiras teve início em 2011 com os objetivos de aproveitar o valor estético, documental e pedagógico da fotografia para valorizar territórios com menos visibilidade e de fomentar o diálogo entre territórios, pessoas e instituições que se encontram dispersas pelas amplas geografias do planeta”, justifica a organizadora.
“Os resultados da edição de 2025 reafirmam a qualidade e o alcance que o Concurso tem vindo a granjear, reconhecido como um dos principais concursos de fotografia a nível nacional”, acrescenta.
O lançamento do catálogo no Teatro Municipal da Guarda, durante o VIII Encontro “Imagem & Território”, entre 24 e 26 de outubro próximos.
As notícias sobre Cultura integram habitualmente a edição em papel do Terras do Ave como a que já está nas bancas (veja aqui).
Adquirir um exemplar (um euro) é uma das formas que tem para ajudar o seu jornal, que não possui quaisquer apoios ou publicidade institucionais, a prosseguir a sua missão.

(pode ver todas as imagens premiadas aqui)

