Fernando Ferreira (na imagem em baixo nesta página), que tem levado pelo mundo algumas das imagens mais impressionantes do património ambiental de Vila do Conde, acaba de vencer o concurso de fotografia “insetos polinizadores”, promovido pelo município de Avis.
Triunfou com a imagem que denominou de “Delicadeza violeta”(em destaque) e que fixou o momento de uma borboleta-loba (Maniola jurtina).
Mas não foi só. No mesmo evento também viu ser distinguida, com uma menção honrosa, a foto de um abelhão-cardador (Bombus pascuorum), uma fotografia com o título ‘Visita ao Ouro’ (nesta página).
Todos os trabalhos concorrentes estão reunidos numa exposição que estará aberta até ao final deste mês na Biblioteca Municipal José Saramago, naquele concelho do Alto Alentejo.
Numa informação fornecida ao Terras do Ave, Fernando Ferreira afirma-se “honrado” pelas conquistas e garante que a fotografia é “uma forma de sensibilizar e dar visibilidade à beleza, muitas vezes invisível, e aos desafios que a nossa biodiversidade enfrenta”
E acrescenta que “este reconhecimento reforça a importância de olhar com atenção e respeito para os pequenos seres que sustentam os nossos ecossistemas” e, no caso da polinização, “é um fio invisível que sustenta a vida”.
“Mais uma vez, é com orgulho que continuo a dar visibilidade ao Património Natural de Vila do Conde, uma missão que está no coração do meu trabalho fotográfico”, conclui.
As notícias de Vila do Conde Cultura integram sempre a edição em papel do Terras do Ave como a que já está nas bancas.
Adquirir um exemplar (um euro) é uma das formas que tem para ajudar o seu jornal, que não possui quaisquer apoios ou publicidade institucionais, a prosseguir a sua missão (veja aqui).



