A divulgação pública de um vídeo de uma agressão de um jogador do Vilar a outro do Mindelo está a agitar o futebol popular de Vila do Conde.
O Correio da Manhã, que lançou a imagem da partida ocorrida em 25 de maio, adianta que a vítima sofreu uma fratura de ossos na face e uma hemorragia interna levando à sua hospitalização.
Está agora em recuperação.
Os dois clubes presentes na partida já reagiram.
Em “nota pública”, a ACD Mindelo confirma que o seu atleta, Gregory Fernandes, foi “alvo de uma agressão por parte de um atleta do Desportivo de Vilar” e conta que, na altura, a “primeira preocupação, nomeadamente do delegado ao jogo foi rapidamente garantir todo o necessário e rápido apoio médico” ao futebolista.
E que “simultaneamente foi também chamada a GNR que efetuou os devidos procedimentos legais”.
A instituição mindelense diz que está a “colaborar no desenrolar da investigação criminal que está a suceder”, mas que o seu “foco e prioridade é garantir todo o apoio ao atleta, nomeadamente médico”.
Por sua vez, o GD de Vilar reconhece que a atitude do seu jogador “é condenável e não reflete os valores do nosso clube, nem a conduta dos nossos jogadores”.
“O próprio atleta reconheceu o erro e está consciente da gravidade do gesto”, garante a instituição.
“Importa, contudo, referir que a agressão em causa foi uma resposta imediata a uma agressão anterior, algo que não apaga a responsabilidade do ato, mas ajuda a compreender o contexto emocional e a tensão do momento”, pormenoriza.
O GD de Vilar garante que “desde o primeiro momento(…) demonstrou preocupação com o estado de saúde do jogador atingido, tendo inclusivamente solicitado o seu contacto para expressar solidariedade — contacto esse que nunca nos foi facultado”.
“Reconhecemos que o nosso atleta errou. No entanto, também não nos revemos nos ataques pessoais, nos insultos e no linchamento público que tem sido dirigido contra ele. Trata-se de um jogador que está no nosso clube há apenas uma época, mas que sempre revelou bom comportamento, espírito de equipa e respeito pelos colegas. Errou, sim – mas até esse erro, mostrou ser um colega leal e empenhado“, lê-se no comunicado.
Pode ver o vídeo aqui
O Desporto é sempre um dos temas da edição em papel do Terras do Ave.
Adquirir o jornal é uma das formas que pode utilizar para ajudá-lo a prosseguir a sua missão (veja 1.ª página aqui).

