As contas da Câmara fecharam o ano de 2024 com um “exercício líquido negativo” superior a 10 milhões de euros e esse foi dos motivos que levaram a oposição PS, na Assembleia Municipal, a votar contra o relatório enviado pelo executivo.
O presidente da autarquia, Vítor Costa, alega que o culpado foi o Governo, que se atrasou a entregar à edilidade a sua parte de vários financiamentos comunitários.
Os argumentos de todos e outros aspetos da sessão são aprofundados na edição de hoje do jornal que é também o que antecede as comemorações dos 50 anos da Secundária José Régio.
Por isso fomos lá entrevistar o diretor e conhecer os pormenores da escola e da festa que está a ser preparada para o dia 26.
À primeira página vem também o sorriso largo de Sílvia Nunes, uma enfermeira de Vila do Conde que por cá não arranjava emprego decidiu emigrar para Inglaterra onde fez, limpezas, trabalhou como auxiliar antes de ver a sua categoria profissional reconhecido.
O seu empenho foi tal que conquistou o prémio de melhor enfermeira de Inglaterra e foi aí, em 2019, que chamou a atenção do espaço mediático português.
O que é feito dela e como tem vivido estes últimos anos é o que nos conta em entrevista inserida na rúbrica “Itinerâncias”.
No jornal estão os detalhes, mas podemos adiantar que, desde então, a vilacondense continuou a subir na vida profissional.
Neste número fazemos referência também às eleições que são já no domingo e conferimos o que os partidos têm andado a fazer.
Outras chamadas são: “PJ trava grupo que branqueava dinheiro da ‘Chinatown’”, “Praia de Árvore perde a Bandeira Azul”, “Rotary atribui prémios escolares Dr. Delfim Maia” e “Vilacondense ordenado Diácono, a antecâmara do sacerdócio”.
E no desporto: “Filipe Santos jogou no Mundial de futebol de praia que deu bronze a Portugal” e “Vítor Gomes (Rio Ave) anuncia fim da carreira”.
Lá dentro, nas 20 páginas totalmente a cores, encontra também os artigos de opinião, desta vez assinados por Abel Maia, Gualter Sarmento, Pedro Pereira da Silva, Adelina Piloto, Miguel Larangeira e João Paulo Meneses.
E, claro, também o editorial do diretor, Afonso Ferreira, intitulado “Voto(s).
O jornal foi feito a pensar em si, leitor, e está a partir desta 4.ª feira nos seguintes locais:
– Galp em Mindelo (ex-Sacor)
– Café Bompastor (Av. João Canavarro, em frente ao Hotel Brazão),
– Livraria Convívio (Av. João Canavarro, 132, entre os CTT e o Teatro Municipal)
– Tico-Tico Bazar (Centro Comercial Alameda, Av. João Canavarro, 303- loja 12).
A edição custa um euro e assinatura anual tem desconto e garante a comodidade de receber o jornal na morada que indicar.
De uma forma ou de outra a aquisição será sempre um gesto de apoio à continuidade do trabalho da imprensa local.
Que agradecemos, claro.
Obrigado.