O furto de uma máquina industrial em Vila do Conde e posteriormente de outra em Braga, avaliadas em mais de 150 mil euros, fizeram o Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Barcelos da GNR desenrolar o novelo de casos semelhantes e descobrir que os suspeitos por esses crimes, que anteontem foram detidos, estavam associados também ao tráfico de droga.
O Comando Territorial de Braga da Guarda revela que, após a recuperação das referidas duas máquinas, a investigação prosseguiu e os militares conseguiram fazer a conexão desses crimes com mais cinco semelhantes nos distritos de Braga, Porto, Leiria, Santarém e Faro.
Toda a maquinaria que, no seu conjunto valeria mais de 100 mil euros, acabou por ser devolvida aos legítimos proprietários assim como dois veículos ligeiros de mercadorias e um de passageiros (avaliados em 20 mil euros) também furtados.
Mas quando estava no terreno, a GNR compreendeu que os implicados não se ficavam pelos furtos e teriam no tráfico uma das suas principais atividades.
O NIC montou uma operação de envergadura – agregou militares dos Comandos de Braga, Porto, Leiria, Santarém e a Unidade de Intervenção – e, na passada 3.ª feira, munido de 11 mandados efetuou buscas em casa, veículos, armazéns e empresas, nos citados distritos.
Foram detidos, “no distrito de Braga” três pessoas, dois homens e uma mulher, com idades entre os 28 e os 35 anos, e apreendidos três veículos, uma grua, uma pistola, equipamentos informáticos e outros relacionados “com o acondicionamento, preparação e embalamento das substâncias estupefacientes”, e 37 mil e 700 euros em numerário.
Quanto às doses de droga encontradas foram muitas e variadas:
cocaína (18 mil doses), cetamina (4 700), MDMA (quatro mil), haxixe (2 200), ectasy (2 200) e liamba (252).
As notícias sobre Segurança fazem sempre parte da edição em papel do seu jornal Terras do Ave como a que já está nas bancas (veja aqui a 1.ª página).

Array
