O vilacondense Raulino Silva (na imagem em destaque, à direita) recebeu mais um prémio de arquitetura internacional, desta vez na Eslovénia no Big Architecture Festival 2025, na categoria “Industrial Buildings and Workspace” e distinguindo a sua obra “Atelier de Arquitetura em Vila do Conde”.
O júri apreciou a intervenção feita em Santagões, Bagunte (de onde Raulino Silva é natural), no seu próprio local de trabalho.
Durante uma década, o atelier funcionou na casa dos seus avós paternos, construída em 1936, mas recentemente a propriedade foi alvo de uma intervenção para aumento de espaços tendo o arquiteto preservado elementos característicos que considerou essenciais, mas numa visão moderna e prática.
Raulino Silva concluiu o curso de arquitetura há 20 anos na Escola Superior Artística do Porto e tem atelier próprio desde 2011, em Bagunte.
Numa recente entrevista ao jornal Terras do Ave, Raulino Silva revelou como encara o recebimento das distinções:
“Os prémios e os reconhecimentos internacionais que o trabalho do atelier tem recebido, por causa da obra construída, são muito importantes e reconhecem a boa arquitetura que procuramos fazer. O atelier tem sido convidado para apresentar o seu trabalho em vários eventos, em revistas e livros de arquitetura”.
Pode recordar trechos dessa entrevista a Raulino Silva aqui e aqui.
As notícias sobre as conquistas de profissionais vilacondenses são habituais na edição em papel do seu jornal como a que já está nas bancas (veja aqui a 1.ª página)





