Joaquim Mendes e Rita Oliveira (na imagem) voltaram a ter uma participação briosa no Circuito Mundial de Karaté da WKF que reúne os 32 melhores praticantes de cada escalão.

Depois da participação nas etapas de Paris (França) e Hangzhou (Chinma), os atletas do Ginásio Clube Vilacondense competiram, no fim de fim de semana, no Cairo (Egito) e trouxeram vitórias em combates (Kumite) com consequências diferentes no desenrolar da prova .

Joaquim Mendes, que é o 17.º do “ranking” WKF, triunfou na fase de grupos por duas vezes (perante o ucraniano Davyd Yanonvsky e o japonês Yugo Kozaki) e embora tenha perdido um confronto (com o letão Artur Stepanov) avançou para os quartos de final.

Aí foi derrotado pelo francês Youness Salmi, ficando no sétimo lugar na classificação geral para o escalão -67 kg.

Quanto a Rita Oliveira (14.ª do ranking mundial na categoria +68 kg) também só perdeu um dos três combates da etapa inicial (contra a egípcia Haidi Mahgoub), mas um dos confrontos da fase de grupos terminou empatado (diante da grega Kuriaki Kydonaki) o que impediu a progressão da vilacondense para os quartos de final, apesar do triunfo sobre a polaca Julia Daniszewska.

“Ambos os atletas continuam a sua preparação com vista a participação no Campeonato da Europa de Seniores, a realizar em Yerevan, Arménia, nos dias 7 a 11 de maio”, revela o GCV.

Destaque ainda, na prova no Cairo, para os terceiros lugares obtidos por mais duas atletas portuguesas: Rita Marques (Kata) e Catarina Rodrigues (kumite -50kg).

Os vilacondenses em provas internacionais têm sempre um espaço especial na edição em papel do seu jornal Terras do Ave como a que está nas bancas (veja a 1.ª página aqui)

Array