É esta quarta-feira, 2 de abril, que surge mais uma edição do seu jornal Terras do Ave.

No topo, como não podia deixar de ser, figura a notícia da  instalação em Vila do Conde, mais propriamente na freguesia de Vairão, da sede do Biopolis, um “Centro de Referência Científica Internacional”.

Doravante o nome do município vai ser mais mencionado  na Europa, por via das ciências e deste projeto liderado pelo CIBIO, uma entidade da Universidade do Porto.

Outro destaque que fazemos tem a ver com a saudade da comunidade piscatória local em relação ao mestre José Festas, falecido em maio de 2021 e fundador da Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar.

A instituição assinalou o 18.º aniversário e durante a festa houve vários reconhecimentos (na capa destacamos os filhos de José Festas) e alertas do atual presidente, João Leite, como pode conhecer na reportagem que trazemos.

Na barra à direita, está uma cara bem conhecida dos vilacondenses, Santos Cruz, que integra a lista de candidatos a deputados aprovados pelo PSD. No interior da publicação contamos-lhe que também Elsa Marques faz parte da lista embora numa posição não tão elevada como o professor universitário.

Na política doméstica, a NAU teceu acusações graves ao presidente da câmara de desrespeito do Plano Diretor Municipal e isso é explicado ao pormenor.

No Círculo Católico de Operários vão concorrer duas listas e nesta edição apresentamos todos os nomes e entrevistas aos candidatos a presidentes. Uma consulta à página 7 é imprescindível para saber tudo antes de votar.

Estamos na Quaresma, a caminhar para a Páscoa e a procissão dos Passos em Vila do Conde, organizada pela Misericórdia, contou com a presença do Arcebispo Emérito, como também descrevemos e vemos nas imagens que damos à estampa.

A edição de hoje traz igualmente várias notícias sobre o que se passa nas freguesias e à frente do jornal vem a chamada de atenção para os 129 anos da Feira da Lameira, em Mosteiró, que teve direito a festa e tudo.

Uma notícia pior também está na cara do Terras: o Rio Ave não jogará mais esta época em Vila do Conde por culpa da tempestade “Martinho” que provocou danos significativos no estádio. O recinto do Paços de Ferreira será a alternativa.

Finalmente, na rubrica “Itinerâncias” trazemos uma entrevista a Pedro Duarte, um investigador de um Instituto da Noruega que trabalha no (e sobre o) Ártico e que, lá longe, vive cheio de saudades de Vila do Conde.

Além de tudo isto, o jornal não prescinde da opinião que hoje tem as assinaturas de Romeu Cunha Reis, Elizabeth Real de Oliveira, Miguel Torres, João Paulo Meneses, Carlos Real e, claro, do diretor Afonso Ferreira.

Encontro a versão em papel à venda nos seguintes locais:

– Café Bompastor (Av. João Canavarro, em frente ao Hotel Brazão),

– Livraria Convívio (Av. João Canavarro, 132, entre os CTT e o Teatro Municipal)

– Tico-Tico Bazar (Centro Comercial Alameda, Av. João Canavarro, 303- loja 12)

-Posto Galp Mindelo  (Avenida 1.º de Maio)

A edição custa um euro.

Mas se quiser receber a publicação comodamente na morada que indicar ( e com um preço cumulativamente mais barato), só tem de se tornar assinante por 25 euros anuais (60 euros para o estrangeiro).

Além do mais, a aquisição de um jornal é uma das formas principais dos cidadãos promoverem a  continuidade da liberdade de expressão sobretudo a nível local.

Array