São 17 os postos de trabalho que o Governo autoriza para preenchimento na Unidade Local de Saúde (ULS) Póvoa de Varzim/ Vila do Conde com profissionais que resultem da “avaliação do internato médico de 2025”.

A decisão está numa portaria conjunta dos ministros das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, e da Saúde, Ana Paula Martins, que é publicada esta 5.ª feira no Diário da República.

Segundo o preâmbulo do documento, para os ministros, os “recém-especialistas” são “essenciais no sucesso de um SNS [Serviço Nacional de Saúde] mais capaz” e, só na “Área Hospitalar”, para as diversas especialidades, o Governo autoriza a contratação de 1552 médicos (a nível nacional).

Desse bolo, a ULS vilacondense e poveira poderá fazer contratações para nove valências da área hospitalar:

Anestesiologia (duas), Cirurgia Geral (1), Imunoalergologia (1), Imuno-hemoterapia (1), Medicina Física e de Reabilitação (1), Medicina Interna (4), Pediatria (1), Reumatologia (1) e Ginecologia/Obstetrícia (5).

Neste último caso, e apenas neste, a ULS poderá associar uma das cinco vagas ao regime de “incentivos” (financeiros e outros) previstos na lei (prática mais comum no interior do país).

Já na “área” de “Medicina Geral e Familiar”, o número nacional é bem mais reduzido (579 contratações autorizadas) e não é autorizada qualquer entrada (de internos) para a ULS Vila do Conde /Póvoa de Varzim.

Recorde-se que, aquando do lançamento da 1.º pedra das instalações nas Caxinas que acolherá a USF dos Navegantes (em junho do ano passado), o presidente da ULS, Gaspar Pais, garantiu que as 14 Unidades de Saúde Familiar de Vila do Conde e Póvoa de Varzim eram as que tinham “melhor desempenho em todo o país”.

Seja como for,  das 39 ULS existentes no país só quatro ficaram de fora da lista governamental (de entradas de “Medicina Geral de Familiar”): Barcelos/Esposende, Santo António (Porto), Matosinhos e…Póvoa de Varzim /Vila do Conde

O mesmo acontece, aliás, nas  vagas para a “Saúde Pública” que serão 57 a nível nacional.

A Saúde é um tema habitual na  edição em papel do seu jornal Terras do Ave  que já encontra nas bancas (veja a 1.ª página aqui)

 

 

Array