Está agendada para este sábado e domingo a Feira Anual de Bagunte que é uma das mais antigas do país como comprova um documento existente no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Lisboa, com data do dia 20 de maio de 1758 que faz referência ao evento. Mas nesse próprio registo – as Memórias Paroquiais – o abade Luiz Freire de Castro menciona que “dizem os moradores que algum tempo fora franca”, ou seja, a origem da feira perde-se no tempo, mas é certamente antiquíssima.
A versão atual é organizada pela Junta da União de Freguesias de Bagunte, Ferreiró, Outeiro Maior e Parada.
No primeiro dia, às 13h00, ocorrerá a entrada para o recinto da feira das máquinas agrícola e florestais e às 19h00 começam a funcionar as barraquinhas.
Às 20h45 há um momento cultural intitulado “Entre bilros e sonhos” com desfile, em frente ao edifício da Junta de Freguesia, com apresentação dos trabalhos realizados pelas alunas da Escola de Rendas de Bilros da Associação “Os restauradores”.
Às 22h15, sobem ao palco o Grupo de Cantares Tradicionais da Escola de Música Jardim de Sons. E a ACR de Tougues.
No domingo, às 14h30 começa o desfile de gado de raças autóctones (concurso às 15h30), com acompanhamento dos Ranchos Folclóricos de Fradelos (Famalicão) e S. Pedro de Rates (Póvoa de Varzim) que atuarão às 16h30.
A edição em papel do seu jornal divulga esta iniciativa (veja a 1.ª página aqui)

Array
